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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
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PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
______________________________________________________________________
CURSO DE INTRODUÇÃO
À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
PROFESSORES X PROFESSORES
AUTORES:
GISLEI WESTPHAL
JOSÉ WALTER CAETANO DOS SANTOS
MARIA JOSÉ COSTALONGA
MARIA JOSENILDA PIRES FERREIRA
TÂNIA APARECIDA RIBEIRO DUTRA DE CASTRO
VAUMIRA DE OLIVEIRA CORTIS
JI-PARANÁ, JULHO DE 2010
JUSTIFICATIVA
A proposta deste trabalho é apresentar alternativas para a melhoria das relações interpessoais visando motivação para o trabalho dentre as várias dimensões das relações professor-professor. Alguns estudos sobre interação deixam claro que a cooperação intelectual em torno de um problema comum é fator fundamental do desenvolvimento. Dessa forma as trocas entre parceiros não são só valorizados, como também incentivadas na medida em que resultam na experiência humana, em conhecimento co-construido com o outro. Percebe-se que o professor ainda não consegue identificar na cultura escolar a dinâmica das relações inclusive aquelas geradas pela sua própria pratica enquanto educador.
A dificuldade nas interações entre os professores é uma realidade da cultura que implica nos resultados. É possível uma forma harmônica de melhorar relacionamento professor-professor. Nesse sentido, Vasconcellos (2001) faz a seguinte alerta: “o autêntico professor é aquele que necessariamente faz memória, recorda os mitos, os sonhos, as utopias e as tradições, as aprendizagens do passado, a cultura, ao mesmo tempo em que analisa o presente e projeta o futuro”.(p.57).O estudo do relacionamento humano, em especial, do relacionamento professor/professor, trata-se de tema de alta complexidade, pois existem diversos fatores envolvidos na questão, influenciando diretamente os atores principais do processo de ensino e aprendizagem.
Uma boa parte do trabalho docente é de cunho afetivo, emocional. Baseia-se em emoções, em afetos, na capacidade não somente de pensar nos alunos, mas igualmente de perceber e sentir suas emoções, seus temores, suas alegrias, seus próprios bloqueios afetivos, bem como de seus colegas de jornada. (Tardif 2002) Perrenoud diz-nos que o ensino é uma profissão relacional, que é o professor, com suas palavras, seus gestos, seu corpo, seu espírito, que dá sentido, luz ou sombras ás informações que quer fazer chegar aos colegas e aos alunos. É muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades, angustias, em seu momento, enfim. Um olhar atento, sem pressa, que acolha as mudanças as semelhanças e as diferenças, um olhar que capte antes de agir.
OBJETIVOS
Resgatar a boa convivência e o espírito de equipe no ambiente de trabalho.
Desenvolver a harmonia na escola.
Proporcionar meios de convivência interpessoal promovendo o respeito pelas diferenças.
Promover o diálogo, priorizando a sinceridade entre os colegas de trabalho.
Contribuir para que haja interação e união entre o corpo docente, reforçando a máxima de que a escola é una.
METODOLOGIA
Considerando a importância do convívio harmonioso entre profissionais, principalmente em se tratando da educação, e dos objetivos propostos neste projeto, serão realizados palestras, seminários, estudos, reuniões e debates sobre o tema em questão. Serão promovidos encontros sociais, com o escopo de aproximar os colegas professores, na tentativa de resgate do bom viver.
RELATÓRIO
O ambiente reflete no ser humano? Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro, a limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que hajamos de certa maneira, podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou o contrário um casamento formal e poderíamos dar tantos outros exemplos. Mas é claro que não seria só o tipo do ambiente que pode influir em nosso comportamento, também deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, conforto em geral, entre tantos outros fatores.
Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos. É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual etc; necessidades psicológicas: como segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de auto-realização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento. Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.
Sendo assim, podemos concluir que é fato a necessidade de um trabalho de melhoria na relação interpessoal entre o corpo docente desta escola. A finalidade maior desta pesquisa é trazer a mostra algo que ainda permeia às sombras, mas que está minando o bom andamento de toda a instituição de ensino. E como seres dotados de inteligência, é nosso dever, parar para análise e propor soluções para a problemática.
REFERÊNCIAS
BOM SUCESSO, Edina de Paula. Trabalho e qualidade de vida. 1.ed. Rio de Janeiro: Dunya, 1997, 183p.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6.ed. São Paulo: Campus, 2000, 700p.
VASCONCELLOS, C. S. (2001). Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. São Paulo: Libertad
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